segunda-feira, 21 de maio de 2012

Propagandas dos Anos 2000

Comercial Brahma - Tartaruga- Agência F/Nazca Saatchi & Saatchi - 2001

Esse comercial fez parte de um ciclo de comerciais da Brahma, que começou com carangueijos na praia e teve como seu personagem de maior sucesso a tartaruguinha que fazia embaixadas com a latinha, irritando sempre o motorista do caminhão. A tartaruga é tão perfeita em seus movimentos que após pesquisa descobri que seus elementos gráficos foram produzidos pela agência Vetor Zero, a mesma que fez ET o extra-terrestre. A propaganda ficou muito tempo no ar, mas o verdadeiro motivo para o cliente encerrar a participação dos bichos teria sido o pseudo-incentivo às crianças em relação ao consumo de álcool.



Kia, um passeio épico - Animal Logic

Este comercial possui efeitos visuais produzidos pela Framestore Animal Logic e foi destaque na cobertura da TV durante o Super Bowl. Para Kia "um passeio épico", a Animal Logic criou um helicóptero da polícia em perseguição, bestas míticas de água e aliens, todos querendo colocar as mãos no novo sedan da Kia.


Assista também o Making Of




DIRECTV, Hot House - MPC LA

Na campanha da DIRECTV - "Não basta assistir TV" - um homem para o tempo no momento em que a casa esta em chamas. A qualidade das imagens é sensacional!


Making Of




Muller Stuff, Wünderful - The Mill

Com uma rica combinação de animação 2D e 3D personagens malucos interagem com o mundo real. 


Making of


sexta-feira, 18 de maio de 2012

AVATAR - O FILME QUE REVOLUCIONOU O CINEMA


Avatar é um filme americano de ficção cientifica de 2009 dirigido pelo cultuado James Cameron, diretor do também aclamado Titanic.

Tudo começou em 1994, quando James Cameron escreveu um esboço de 80 páginas que detalhava, em essência, o filme Avatar. É fato que naquele ano não existia tecnologia suficiente para um projeto daquela dimensão.
Se passaram exatamente 15 anos para que Cameron realiza-se seu projeto.


Avatar chama a atenção por suas inovações tecnológicas. Para começar, o cineasta inventou a câmera que ele usou nas filmagens. Ele queria filmar em 3D, 3 dimensões, para que o mundo que ele criou saísse da tela de cinema. Mas ele queria também evitar que os espectadores sentissem dor de cabeça ao sair da sala de cinema, algo que -até agora- sempre acontece quando você vai ver um desses filmes em 3D. Então James Cameron conseguiu convencer a Sony a desenvolver uma câmera leve, com lentes duplas, em alta definição. 


Outra novidade criada para Avatar é a telinha onde James Cameron assistia, ao vivo, a performance dos atores, que atuavam sozinhos, com captores no corpo todo, antes de serem integrados no cenário criado pelas imagens de síntese. A novidade é que, até agora, o cineasta podia ver só a atuação dos atores, sem ver o cenário,que era integrado mais tarde.


A equipe de Cameron inventou um sistema onde o cineasta podia ver os atores já como personagens do planeta Pandora, em meio à luxuriante vegetação criada virtualmente. Assim, Cameron podia dirigir os atores como se eles estivessem no planeta.
Os Navi, os extraterrestres que moram no planeta Pandora, tem expressões faciais extremamente sutis e realistas, porque cada ator usava um chapéu com uma microcâmera de alta definição que ficava a centímetros de seu rosto e capturava até piscar de olhos e movimentos labiais.







E James Cameron pôde também inovar nos movimentos de câmera porque, uma vez os atores integrados ao cenário criado virtualmente, o cineasta dispunha de uma câmera que podia "evoluir" neste mundo virtual, e assim ele realizava close-ups, travellings, filmagens do alto, panorâmicas.
Com todas essas inovações, tem gente que se pergunta - isso ainda é cinema ? James Cameron não tem duvidas : é sim !


 FICHA TÉCNICA
Diretor: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana, Giovanni Ribisi, Joel Moore.
Produção: James Cameron, Jon Landau
Roteiro: James Cameron
Fotografia: Mauro Fiore
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 162 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Twentieth Century Fox Film Corporation / Lightstorm Entertainment / Dune Entertainment / Ingenious Film Partners
Classificação: 12 anos


Making Of Especial - Avatar Legendado.

FONTES:
http://migre.me/98vXI
http://migre.me/98vZk
http://migre.me/98w0e

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cinema nos Anos 2000

Efeitos especiais, bilheterias astronômicas, sequências milionárias, tecnologia de última geração e convergência entre Cinema e TV. Esse é o perfil da sétima arte nos anos 2000, inovando a cada dia. Nessa primeira década, diversas transformações no mercado cinematográfico possibilitaram o acesso às novas formas de produção, como a passagem do formato analógico para o digital, a diminuição nos custos dos equipamentos de filmagem e os novos formatos de câmeras digitais. Isso sem falar na Internet, grande propagadora de curtas caseiros.

As animações e sagas trazem realismo e fantasia, buscando na literatura temas que fazem qualquer adulto voltar a ser criança.

A Era do Gelo, 2001.

As sagas “Senhor dos Anéis” (2001, 2003 e 2003) e “Harry Potter” (2001, 2002, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011) são filmes que marcam uma geração inteira (a minha em particular).



Avatar (2009) é o primeiro da sequência de filmes em 3D. Após ele, o 3D se tornou o Santo Graal da indústria do cinema.


Super-heróis, como Homem-aranha (2002), transcendem as páginas das HQs para as telas, seguindo fielmente sua história de origem.



Na geração “Youtube”, onde vídeos de câmeras de celular tornam-se referência no dia a dia, a ficção imita o real, apresentando imagens falsamente toscas em longametragens, como "A Bruxa de Blair" (1999), “Distrito 9” (2009) e “Atividade Paranormal” (2007).




O retorno dos musicais, levemente esquecidos desde a década de 80, traz novos astros – principalmente os teen – e arrecada milhões de dólares pelo mundo (High School Musical - 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010).


O cinema nacional se destaca com documentários e dramas baseados em histórias reais, onde a denúncia social e violência estão presentes (Cidade de Deus - 2002, Carandiru - 2003, Tropa de Elite - 2007), assim como a comédia (O Auto da Compadecida - 2000).



O público brasileiro gostou de sair de casa para assistir filmes que lembram as produções televisivas (“Globais”, por assim dizer): “Dois Filhos de Francisco” (2005) e “Se Eu Fosse Você” (2006) são exemplos.

Todas as semanas do mês de maio, a Jujuba irá selecionar alguns dos filmes que marcaram a história do cinema nesses últimos anos, dando destaque aos maiores diretores. Acompanhe!

Fontes: interfilmes.com.br, cinemaemcena.com.br, super.abril.com.br/cultura, omelete.uol.com.br/cinema, brasilcultura.com.br, cinema.com.br.
Mascarello, Fernando. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2009.

Dominique Librelato